quarta-feira, 9 de maio de 2007

A DROGA É UMA DROGA

Publico aqui parte do texto enviado por um amigo (Orlando Francisco de Souza), que fala sobre o tratamento de dependentes químicos em Porto Velho.

Você tem problemas com drogas?
Soluções existem, quer saber?

Muito se falam sobre os danos que o consumo de drogas traz à sociedade, danos em todas as áreas da vida cotidiana, dos quais se destacam as ligadas à violência, à saúde pública, ao absenteísmo nas empresas e nos órgãos públicos e privados, acidentes de trânsito e trabalho, desajustes familiares, perda da capacidade de trabalho, aposentadorias e benefícios prematuros na previdência, enfim, muitos são os danos causados em todas as esferas da vida.
Os recursos para recuperação existem, são vários, alguns ligados a religiões ou seitas, outros as ciências médicas, as psicoterapeutas, as de ordem espiritualistas, as mistas, os grupos de ajuda e de auto ajuda, as medidas de internações e ambulatoriais, as de caráter moral e uma infinidade de teses que buscam levar o usuário a uma reformulação de sua vida e torná-la mais promissora e construtiva.
Grupos de auto ajuda são recursos disponíveis na comunidade e funcionam através de membros em recuperação levando a mensagem de esperança para aqueles interessados em recuperar. Funcionam através de reuniões sistemáticas decididas pelo próprio grupo, não existem chefes, terapeutas, médicos ou psicólogos orientando os potenciais membros, alguns desses são eleitos em confiança dos demais para assumirem por um determinado período de aproximadamente três meses as tarefas rotineiras, como: abrir e fechar a sala, coordenar a reunião, levar a informação ao público sobre a existência do grupo na comunidade, fazer o café, limpar a sala, coordenar as reuniões, organizar e quitar as despesas com energia, aluguel, água, enfim, tarefas simples, mas que necessitam ser feitas.
O Grupo de Narcóticos Anônimos tem um único propósito: levar a mensagem ao adicto (escravo das drogas) que ainda sofre com o uso sendo elas lícitas ou ilícitas. Para o grupo não existe discriminação entre dependentes de comprimidos legais ou de drogas ilegais, mas sim qual é a repercussão e como o consumo afeta a vida cotidiana do próprio indivíduo e dos demais envolvidos, filhos, pais, esposas, companheiras, esposos, esposas, mães, entre outros.
O único requisito para ser membro de Narcóticos Anônimos é o desejo de abandonar as drogas, seja o álcool, a maconha, as anfetaminas, ansiolíticos e quaisquer outras que alterem e deformem a mente e o humor.
O desejo é a chave do sucesso, portanto Narcóticos Anônimos não dá diagnóstico ou faz prognóstico de quem tem problema ou não, é sugerido uma auto avaliação do próprio membro ou visitante para decidir ou não se tornar membro.
Narcóticos Anônimos(NA) preserva a identidade de todos os seus visitantes e membros, pois existe a compreensão por parte do grupo que a sociedade macula e discrimina os usuários de drogas associando-os quase sempre a marginalidade, a falta de caráter, vergonha, boa vontade etc, o que não é verdade para NA, embora compreenda que alguns indivíduos possam ser levados ao delito devido ao desenvolvimento da doença da adicção. As experiências de NA demonstram que os delitos praticados por usuários de drogas iniciam dentro de casa, com os pequenos furtos (sumiços de objetos), para depois tomarem as ruas. Mas essa não é a regra, a maioria dos usuários de drogas não tem e não terão envolvimento com os delitos ou outros crimes associados.
Se você quer conhecer Narcóticos Anônimos e saber mais informações procure no sitio eletrônico: www.na.org.br ou em Porto Velho assista as reuniões na Avenida Carlos Gomes, nº 2601, as segundas feiras, terças feiras e sextas feiras de 19:30 as 21:30, próximo a Rodoviária, bairro Liberdade.

Nenhum comentário: