terça-feira, 8 de maio de 2007

Redução da Maioridade Penal

A Disputa em torno da redução da maioridade penal para 16 anos tem ocupado a pauta da mídia e do Congresso Naciona nos últimos tempos, culminando com a aprovação pelo Senado Federal essa redução.
O que não se coloca na pauta de discussão é que grande parte da classe dominante que governou o Brasil durante séculos, muitas vezes a base de golpes e ditaduras, arrebentando o país e calando gerações foi a responsável pelo latifúdio, pela concentração de renda e pelo entreguismo de nossas riquezas às multinacionais, jamais se preocupou com a multiplicação do caos social, do aumento da pobreza e toda sorte de desigualdades.
Uma possível redução da maioridade penal para 16 anos, não resolve o problema da violência e demonstra a lógica de quem pensa o país só para alguns e que não quer dividí-lo com ninguém. Típico egoísmo de classe que revela o preconceitos contra os pobres e o egoísmo das elites brasileiras.
Para recuperar nossos jovens que estão sendo ganhos pelo tráfico e todo tipo de crime é necessário que o Estado e a sociedade ajam no sentido de prevenção, investimento para que todos tenham escola, profissão, renda, casa, cultura, família e, mais ainda, perspectiva de futuro.
Implementar o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente. O que nossa juventude necessita é de políticas públicas capazes de atender suas necessidade.
Com a redução da maioridade penal para 16 anos e não ocorrer investimentos para gerar oportunidades, o crime começará a recrutar meninos de 15 anos. Aí, lamentavelmente, alguns representante das elites brasileiras, no Congresso Nacional, proporão a redução para 14, 13, 12... de forma a por na cadeia os filhos da pobreza, miseráveis, mal educados, ignorantes de berço e sem futuro.

Nenhum comentário: