sexta-feira, 15 de junho de 2007

Anistia x LaMarca x Exército

A decisão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça favorável ao ex-guerrilheiro Carlos Lamarca e a seus familiares ateou indignação nos gabinetes da cúpula das Forças Armadas.

O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, telefonou para o ministro da Defesa, Waldir Pires, pedindo-lhe que interceda junto ao ministro Tarso Genro (Justiça), para anular os benefícios que a Comissão de Anistia deu a Lamarca e seus descendentes.

A Comissão de Anistia reconheceu, em deliberação unânime, a condição de anistiado político de Lamarca. Concederam à sua família uma pensão mensal equivalente à de general de brigada e indenizaram a viúva de Lamarca e os dois filhos do casal em R$ 300 mil.

Para a esquerda brasileira, Lamarca é um herói da resistência armada à ditadura militar. Para o Exército, porém, o ex-capitão e guerrilheiro não passa de um desertor.

Criada em 2001, Comissão de Anistia já analisou mais de 30 mil pedidos de indenização de supostas vítimas da ditadura. Foram acolhidos cerca de 55% das solicitações. De todos os casos julgados, nenhum deixou as Forças Armadas tão irritadas quanto este caso.

QUANTAS FAMÍLIAS FICARAM ÓRFÃS DURANTE OS ANOS DE CHUMBO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL?
QUANTAS FAMÍLIAS NÃO PUDERAM SE QUER ESTERRAR SEUS MORTOS?
QUANTAS FAMÍLIAS AINDA SOFREM SEQUELAS DESSE PERÍODO OBSCURO DA HISTÓRIA DO BRASIL?

O que foi feito a Lamarca e sua família é justiça.
DITADURA NUNCA MAIS.

Nenhum comentário: