sexta-feira, 22 de junho de 2007

Combate a Pirataria

No último domingo a Polícia Federal realizou uma operação,aqui na capital, onde apreendeu milhares de CD’s e DVD’s piratas. Esta operação teve como objetivo principal combater a pirataria que prejudica o comércio formal e a geração de emprego.
Recentemente uma pesquisa realizada pela Federação do Comercio do Rio de Janeiro mostra que 42% da população brasileira afirma ter comprado produtos piratas ao longo do ano.
O dado mais interessante da pesquisa, no entanto, é o que aponta as razões do comportamento do consumidor. Para 42% dos entrevistados, o principal motivo para não comprar produtos piratas é a "qualidade ruim", enquanto apenas 5% disseram que não compram produtos piratas para não prejudicar o comércio formal.
Esses dados revelam que a maioria da população sabe perfeitamente o que significa comprar um produto pirata: prejuízo ao comércio formal, estímulo ao crime organizado, redução da arrecadação de impostos e na geração de empregos. Mas, na hora da decisão de compra, o que pesa mesmo, e com força, é o preço mais baixo, não o compromisso em defender a formalidade.
Em outras palavras, isso quer dizer que os argumentos a favor do comércio formal e da arrecadação são pouco sedutores aos consumidores, diante do forte e concreto apelo do preço baixo dos piratas.
Ou seja, a solução para combater a pirataria não está apenas em campanhas de conscientização sobre os prejuízos que os produtos piratas causam à economia, mas sim na redução dos impostos que, ao lado de juros menores, mais crédito e mais incentivo à inovação, vão resultar em menores custos de produção e, consequentemente, menores preços. Essas sim, são as melhores, mais eficazes e eficientes armas para se combater a pirataria.

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