quarta-feira, 6 de junho de 2007

FSM DE 2009 EM BELÉM

O próximo Fórum Social Mundial (FSM), de 2009, será realizado na capital paraense. A decisão do Conselho Internacional do FSM saiu na quinta-feira, 29, em uma reunião realizada na Alemanha. Belém derrotou cidades como Porto Alegre (RS), que já sediou o Fórum por várias vezes; Curitiba (PR) e Salvador (BA); além de outras candidatas internacionais como cidades da Coréia do Sul, África e Indonésia, entre outras. Com a decisão tomada no último encontro do Fórum Social Mundial, de que 2008 não terá um evento unificado, como aconteceu no início de todos os anos desde 2001, a grande expectativa entre os movimentos e ativistas era o destino do Fórum em 2009, quando novamente ocorre um encontro mundial.
O pleito para a realização do Fórum Social Mundial em Belém partiu do Grupo de Trabalho Amazônico, que enviou carta ao Conselho Internacional do FSM, destacando a pertinência da candidatura, justificada nos aspectos políticos, culturais e ambientais, 'mas também no apelo global que a temática das mudanças climáticas vem ganhando.
A Amazônia é a última fronteira florestal do planeta com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas'.

Um comentário:

Marasella disse...

Muito bacana a idéia de realizar o FSM em Belém! É uma bela cidade, cheia de opções culturais, carregada de história e, a melhor parte: repleta de pessoas maravilhosas, muito acolhedoras e inteligentes.
"Belém, belém acordou a feira
Que é bem na beira do guajará
Belém, belém, menina morena
Vem ver-o-peso do meu cantar"
Bem certinha do que diz, a Lucinha... Amei a idéia. Certamente será uma boa viagem!